08 julho 2025

Dimensionamento de tubos de queda

Tubo de Queda de Esgoto – Conceito, Função e Dimensionamento

O tubo de queda de esgoto, também chamado de coluna de esgoto, é um dos principais elementos do sistema predial de esgotamento sanitário. Sua função é conduzir os efluentes provenientes dos ramais de descarga dos andares superiores até a rede coletora predial ou à saída para a rede pública.

Esse tubo funciona essencialmente em regime de escoamento vertical e intermitente, sofrendo variações de carga conforme o uso dos aparelhos sanitários ao longo do tempo. Portanto, seu correto dimensionamento e instalação são fundamentais para garantir a eficiência do sistema e evitar problemas como refluxo, ruídos excessivos, rompimentos e contaminações.

Características principais:

  • Material: geralmente em PVC rígido (tipo DN), também podendo ser em ferro fundido em edificações mais robustas ou onde se deseja maior isolamento acústico.

  • Diâmetro: é determinado com base na quantidade e tipo de aparelhos sanitários conectados à coluna e deve obedecer às diretrizes da NBR 8160/1999.

  • Ventilação: o tubo de queda deve ser conectado a um sistema de ventilação adequado, garantindo o equilíbrio das pressões internas e o funcionamento hidráulico correto dos fechos hídricos dos sifões.

Regras importantes do dimensionamento segundo a NBR 8160:

  • O diâmetro deve ser uniforme ou crescente no sentido do fluxo. Ou seja, é permitido o aumento de diâmetro conforme há maior contribuição de esgoto nos pavimentos inferiores, mas nunca a sua redução.

  • O tubo de queda deve terminar em um joelho de 90° de raio longo ou duas conexões de 45°, para suavizar a mudança de direção e evitar choques hidráulicos na base.

  • A conexão entre os ramais de descarga e o tubo de queda deve ser feita com inserções inclinadas, evitando ligações perpendiculares que prejudiquem o escoamento.

Exemplo prático de diâmetro:

  • Um tubo de queda que atende apenas a um banheiro por pavimento pode ter diâmetro de 100 mm.

  • Se atender múltiplos banheiros em diversos pavimentos, pode ser necessário aumentar para 150 mm abaixo do segundo ou terceiro pavimento, conforme a carga hidráulica calculada.

Dimensionamento: 

A definição do diâmetro do tubo de queda é realizada com base na Tabela 6 da NBR 8160. De posse do levantamento das Unidades Hunter de Contribuição (UHC) que serão escoadas pelo tubo de queda, deve-se consultar a referida tabela, considerando também a quantidade de pavimentos da edificação. Observa-se que edificações com mais de três pavimentos admitem uma capacidade maior de UHC por tubo de queda.


Por exemplo, caso a soma das UHC destinadas ao tubo de queda atinja, exatamente, 20 UHC, a NBR 8160 recomenda, para uma edificação com 2 pavimentos, o uso de um tubo com diâmetro de 75 mm. No entanto, para uma edificação com 5 pavimentos, o mesmo valor de UHC pode ser atendido com um tubo de 50 mm, em razão da maior capacidade de escoamento permitida para edificações com mais de três pavimentos..

É exigível também a verificação do ponto de interligação com o tubo de queda para evitar Zonas de Sobrepressão como mostrado na figura 1.





Importância no Sistema Predial

O tubo de queda é um dos componentes que mais sofrem solicitações hidráulicas e de pressão dentro de um sistema predial. Sua instalação inadequada pode gerar ruídos intensos, vazamentos ou falhas no escoamento. Por isso, deve ser projetado com atenção especial, respeitando normas técnicas, critérios de ventilação, isolamento e facilidade de inspeção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dimensionamento de tubos de queda

Tubo de Queda de Esgoto – Conceito, Função e Dimensionamento O tubo de queda de esgoto , também chamado de coluna de esgoto , é um dos prin...